Férias de Julho
- Daniela Costa
- 2 de jul. de 2016
- 3 min de leitura

Nada como tirar férias para sair da rotina, não fazer nada e descansar….
Mas como fazer isto com filhos e no meu caso com trigêmeos de 7 anos? Realmente impossível!

Nossas férias de julho são intensas, repletas de atividades, com muita diversão e sem qualquer tipo de interferência digital. É isto mesmo, sem wifi, email, internet, tablets ou video games. Nos dias de hoje isto é realmente um desafio para todos nós (já faz um ano que compartilhei este desafio na matéria de Desintoxicação Digital na Veja – 25/02/15) mas com certeza, uma oportunidade única para criar memórias incríveis em família. Se você não se lembra como fazer das férias uma curtição sem wifi e sem muito investimento (além do seu tempo é claro) aqui vão algumas dicas para você e seus filhos (à partir dos 3 anos):
Artes: crianças adoram desenhar e usar diversos tipos de materiais como massinha, gesso, pinturas com canetas e tintas em tela, recorte e colagens com folhas coloridas, entre outros são sempre atividades bem atrativas. Uma dica divertida é comprar pequenas embalagens com tampa (daquelas que usamos para colocar chocolates em lembrancinhas de festa) para a criação de diferentes tons de tinta, incentivando a criatividade e mostrando o resultado da mistura das cores para as crianças. Lembre-se também de que elas são muito criativas, por isto adoram inventar coisas. Com barbante e bastão de cola quente os meninos criaram vários kits de arco e flecha que fizeram o maior sucesso com os amigos que conhecemos na praça sem contar as máscaras que fizemos dos super heróis Marvel!
Jogos “das antigas”: assim como eu, aposto que você tem excelentes lembranças das suas férias com seus pais, avós ou tios: jogos como memória, mico preto, bingo, forca e até “STOP” ; estes jogos nunca saem de moda e são ótimos para ocupar o tempo e ativar a mente dos pequenos, principalmente se estiver chovendo ou frio. Lembre-se que você pode aproveitar o Bingo para ensinar seus filhos a contar em inglês!

Jogos de tabuleiro: como os meninos já estão com 7 anos, jogar banco imobiliário, imagem & ação, mega senha entre outros jogos de tabuleiro são ótimas opções para entreter as crianças. Aulas: se você usar esta palavra, vai assustar seu filho afinal, ele vai dizer “mãe, estamos de férias, não devemos ter aula” mas você pode fazer aulas extremamente divertidas e aproveitar para compartilhar um pouco do seu conhecimento com ele(s). Nas nossas férias fizemos aulas de inglês (tudo com muito desenho e brincadeiras) e de culinária com foco em bolo de diferentes sabores.
Para as aulas de inglês precisei de um incentivo extra para convencê-los, mas nada mais justo do que alguns pacotinhos de figurinhas !
Cultura, história, música e leitura: aqui temos várias opções… se você gosta de dançar, dance com o seu filho (vale até sertanejo…oops me entreguei J); se você gosta de cantar, cante; se você gosta de ouvir música, mostrepara eles os diversos ritmos e suas preferências. Meu avô me apresentou o mundo da música erudita quando euera pequena e passava as férias em sua casa; nestas férias apresentamos o disco de vinil para os meninos e cantoresque minha mãe ouvia como Jim Croce e Herman's Hermits que eu particularmente nunca tinha ouvido falar e demos muitas risadas.

Além disto, sempre amei os ouvir dos meus avós as histórias da família; eu adorava conhecer aqueles personagens de histórias reais e muitas vezes engraçadas. Hoje, faço questão de repassar estas histórias para meus filhos; desta vez pudemos visitar o Museu da Casa da Hera em Vassouras – RJ que sem dúvida me ajudou a ilustrar parte destas histórias. É claro que toda a leitura é válida e criar o momento da “hora do conto” – principalmente se for no final do dia pois ajuda a ir “acalmando” a galerinha. Esportes: Última dica mas muito importante principalmente se você tem filhos muito ativos como os meus: gastar as perninhas” é essencial; por isto, brincar de correr, jogar queimada, brincar de esconde e esconde e bola na praça são atividades imprescindíveis para garantir aquela sensação de dever cumprido – nada como ver aquelas carinhas suadas e as roupas sujas para saber que se divertiram de montão.





Comentários